segunda-feira, outubro 24

Concurso Nacional de Leitura 2011/2012 - 1ª fase

REGULAMENTO - 1ª fase
Tal como em anos anteriores, a Escola Secundária João Gonçalves Zarco vai participar no Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2011/2012, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a DGLB e com a RBE, tendo como objetivo estimular a prática da leitura entre os alunos do Ensino Secundário e do Ensino Básico. Este concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino.
A participação no concurso está aberta a todos os estudantes da ESJGZarco. Para efeito da sua participação nesta 1ª fase do CNL, os concorrentes devem cumprir o estipulado pelo presente regulamento.

Artigo 1º
Categorização dos concorrentes
Os concorrentes serão repartidos em duas categorias: alunos do 3º ciclo do Ensino Básico (7º, 8 e 9º anos) e alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos).

Artigo 2º
Calendarização
A 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura (prova eliminatória, na qual serão apurados no máximo 3 vencedores de cada categoria os quais passarão à fase seguinte) terá lugar no dia 11 de janeiro de 2012, às 16.00 horas.
As inscrições estão abertas na BiblioZarco até ao dia 25 de novembro de 2011.

Artigo 3º
Provas de seleção
As provas (escritas e/ou orais – perguntas sobre a história, o ambiente, as personagens, etc.) têm como objetivo avaliar os conhecimentos dos concorrentes sobre as obras selecionadas, podendo constar de:
  • Questionário de escolha múltipla
  • Questionário verdadeiro / falso
  • Comentário pessoal
Cada prova deverá ser entregue legível, sem emendas e sem rasuras. As eventuais situações de ex-aequo serão desempatadas mediante provas adicionais.

Artigo 4º
Obras selecionadas para leitura
Os concorrentes deverão ler para a categoria em que concorrem as seguintes obras:
Ensino Básico (7º, 8º e 9º anos)
O Pintor debaixo do lava-loiças, de Afonso Cruz
O Velho e o mar, de Ernest Hemingway
Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos)
A Boneca de Kokoschka, de Afonso Cruz
Mar Me Quer, de Mia Couto


Artigo 5º
Constituição e competências do júri
Ao júri, presidido pelo professor bibliotecário da BiblioZarco, cabe selecionar as obras de referência, conceber e corrigir as provas de avaliação da leitura.
Será da competência do júri resolver os casos omissos do presente regulamento.

Artigo 6º
Prémios
Serão atribuídos prémios aos três vencedores de cada uma das categorias do concurso. Estes seis participantes passarão à 2ª fase do concurso.
Aos restantes concorrentes serão atribuídos diplomas de participação.

Sem comentários:

Enviar um comentário