sábado, janeiro 28

Dostoiévski


Notável escritor russo, Fédor Dostoievski nasceu a 30 de outubro de 1821, em Moscovo, e passou a maior parte da sua existência em São Petersburgo, onde morreu a 28 de Janeiro de 1881. Recebeu uma educação marcadamente religiosa, o que o levou naturalmente a interessar-se pelos mais humildes. A sua primeira novela, Pobre Gente, é muito apreciada pelos críticos da época, que veem nela o primeiro romance social russo.
Por considerar o socialismo como uma atualização da moral cristã e frequentar grupos de ideias radicais, Dostoievski foi preso e deportado para a Sibéria. É nesta difícil e dolorosa experiência que descobre a grandeza da "alma russa".
Em 1860 encontra-se em São Petersburgo e, com o irmão Miguel, edita a revista O Tempo (e mais tarde A Época), onde proclama as suas ideias liberais, enraizadas, contudo, na defesa das tradições nacionais.
Publica Humilhados e Ofendidos e Recordações da Casa dos Mortos (obras baseadas nas suas vivências como deportado), A Voz Subterrânea (1864), Crime e Castigo (1866), O Jogador (1867), O Idiota (1868), O Eterno Marido (1870), Os Possessos (1872) e O Adolescente (1875), Os Irmãos Karamazov (1880). Nos últimos anos da sua vida, preocupa-se em expor a sua visão da história, da religião, da arte, da política, em ensaios a que chamou Diário de um Escritor.
Na obra de Dostoievski, encontram-se presentes, dir-se-ia profeticamente, os problemas que vão ocupar a literatura e a filosofia de todo o século XX.



Sem comentários:

Enviar um comentário