terça-feira, fevereiro 8

Cinco regras básicas de segurança

A Internet faz actualmente parte do quotidiano. Seja para trabalhar, estudar ou para lazer, muitos portugueses acedem diariamente a esta fonte de informação e comunicação. Dada a sua generalização é comum esquecermo-nos dos riscos existentes neste mundo virtual, sobretudo para os mais novos.
Cada vez mais cedo, crianças e adolescentes desenvolvem actividades "virtuais" de constante ligação à Internet. Situação que se traduz nos contactos e perfis que têm nas redes sociais, blogues, programas de instant messaging, entre outros. Não podemos esquecer, porém, que a Internet é uma fonte de oportunidades para estes jovens pesquisarem e acederem facilmente a informações fundamentais para a sua aprendizagem, comunicar com o mundo e desenvolverem a sua criatividade.
É responsabilidade de todos nós garantir que este acesso seja feito com a maior segurança, tentando evitar que fiquem expostos a predadores virtuais, esquemas de engenharia social, vírus ou qualquer outra ameaça existente online porque, embora fundamental, a Internet é um mundo cheio de riscos.
Sendo uma empresa que actua na área da inovação tecnológica e na disponibilização de software e serviços online, a Microsoft Portugal está consciente que a utilização destas ferramentas necessita de orientação e informação constantes, tanto para jovens como para adultos.
Com estas premissas por base, a Microsoft participa activamente no Dia da Internet Segura, uma iniciativa da Comissão Europeia e do INSAFE, uma rede de organizações nacionais que coordenam projectos de sensibilização para a segurança da Internet em toda a Europa. Neste dia deverão ser promovidas acções junto da comunidade educativa, em especial crianças e jovens, para uma utilização mais segura e responsável da Internet e do computador.
 
As 5 regras básicas de Segurança
(para Crianças e Jovens utilizarem a Internet)
• Usar o e-mail
  "Protejo o computador. Só abro e-mails de pessoas que conheço. Se duvido da origem da mensagem de correio electrónico apago-a de imediato sem executar qualquer ficheiro ou anexo que conste da mesma."
• Jogar na Internet
   "Protejo as informações pessoais. Não revelo a minha senha a ninguém."
• Conversar na Internet
  "Comunico em segurança. Não dou o meu nome ou a morada a pessoas que não conheço na Internet."
• Pesquisar na Internet
  "Respeito os outros. Quando retiro informação da Internet indico sempre o autor e o sítio onde a encontrei."
• Participar num Blogue
   "Navego em segurança. Falo sempre com os meus pais se encontrar uma imagem ou uma mensagem que me incomode."

Mais informações sobre este tema na página do Insafe, a rede para a promoção da segurança na Internet da União Europeia.
 
Fonte: millenniumbcp.pt e Microsoft


 

1 comentário:

  1. Parabéns pelo dinamismo e pelo esforço invulgar de divulgação da palavra e da informação actualizada em múltiplas questões. É um prazer ler a vossa página. ))))

    ResponderEliminar