sábado, fevereiro 12

Os Jovens e o voluntariado

Quem beneficia com o trabalho desenvolvido pelos jovens em regime de voluntariado? Apenas aqueles que são alvo de ajuda? Ou os próprios jovens também? Que consequências pode esse trabalho trazer para as suas vidas?
O voluntariado consiste no desenvolvimento de actividades de participação cívica, por vontade própria e de uma forma organizada, para ajudar a resolver problemas de grupos sociais ou até da sociedade em geral. O combate à pobreza e a luta pela inclusão social são causas visadas por muitas dessas actividades. Procura-se, assim, contribuir para uma sociedade mais justa e mais solidária.
É inquestionável que o trabalho voluntário, juvenil ou não, contribui para gerar benefícios sociais. Muitas instituições e muitos cidadãos/grupos o têm sentido no seu quotidiano.
Encontramos voluntários ajudando doentes ou os seus acompanhantes nos hospitais, colaborando em diversos peditórios nacionais (Banco Alimentar Contra a Fome, Liga Portuguesa Contra o Cancro, etc.), participando na reconstrução de zonas atingidas por catástrofes, fazendo parte de corporações de bombeiros, só para adiantar alguns exemplos de contextos onde eles intervêm.
O desempenho de actividades de voluntariado implica a adesão a uma causa social e promove o enriquecimento pessoal, contribuindo para o desenvolvimento de muitas competências. Sentido de responsabilidade, espírito de colaboração, relacionamento interpessoal, competências de comunicação, capacidade de analisar problemas e de encontrar estratégias de resolução, capacidade de liderança são alguns dos aspectos em que podem ser esperadas melhorias. Aprende-se a seleccionar e utilizar melhor os recursos disponíveis. Pratica-se e desenvolve-se o altruísmo e a solidariedade. Adquire-se uma maior consciência social e percebe-se que se pode ter um importante papel activo na sociedade. A consciência de ser útil e de contribuir para a melhoria social traz felicidade pessoal e desenvolve a auto-estima. No exercício do voluntariado, conhecem-se pessoas, adquirem-se conhecimentos, encontram-se novos caminhos e novas oportunidades.
O crescimento pessoal implicado pelo desempenho de trabalho de voluntariado é atestado pelo reconhecimento da sua importância pelas entidades patronais, que cada vez mais o valorizam nos currículos dos candidatos a emprego.
Muitas instituições ligadas à juventude apoiam, organizam e/ou promovem actividades de voluntariado. Entre elas contam-se as universidades, como, por exemplo:
Na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o programa de voluntariado corresponde mesmo a uma cadeira da área de Formação Cultural, Social e Ética, decorrente da reestruturação resultante do Tratado de Bolonha.
Na Internet, algumas páginas promovem o voluntariado junto dos jovens em geral e não apenas junto de estudantes. Entre elas contam-se as seguintes:
Em tempos conheci um professor universitário e treinador desportivo de um país do Norte da Europa que tinha como princípio educativo para os seus filhos a prática de uma actividade de voluntariado escolhida por cada um deles. Desconheço se esse princípio era comum aos seus conterrâneos. Sei que não o é em Portugal. No entanto, cada vez mais jovens o põem em prática.
Quem semeia colhe. Por isso, dessa colheita beneficiarão eles e beneficiará o país.

Armanda Zenhas * 
2011-02-09


* Mestre em Educação, área de especialização em Formação Psicológica de Professores, pela Universidade do Minho. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, nas variantes de Estudos Portugueses e Ingleses e de Estudos Ingleses e Alemães, e concluiu o curso do Magistério Primário (Porto). É PQA do grupo 220 na Escola EB 2,3 de Leça da Palmeira e autora de livros na área da educação. É também mãe de dois filhos.
[Retirado de Educare.pt - O Portal da Educação]

Sem comentários:

Enviar um comentário