sexta-feira, fevereiro 11

Thomas Edison (1847-1931)

Para assinalar o 164º aniversário do nascimento de Thomas Edison, o inventor da luz eléctrica, a Google criou este doodle.

Thomas Alva Edison foi o mais prolífero inventor na história americana. Nasceu precisamente há 164 anos, a 11 de Fevereiro de 1847, em Lilan, Ohio, nos Estados Unidos da América.
Registou 1093 patentes em diversos campos desde a luz eléctrica às telecomunicações, som, filmes, baterias, etc. O seu papel como inventor foi evidente tanto nos seus laboratórios de Menio Park e West Orange, em New Jersey, como também nas mais de 300 companhias criadas em todo o Mundo, muitas delas ostentando o seu nome, para fabricar e comercializar as suas invenções.
Sendo o mais novo de sete irmãos, começou a trabalhar, em 1859, vendendo jornais e revistas. Mas, em 1962, como sabia o suficiente de telegrafia conseguiu arranjar um emprego como operador numa companhia local.
Em 1868 era já um inventor independente em Boston. No ano seguinte rumou a Nova Iorque onde produziu trabalho inventivo para companhias de telégrafo. Atravessou o Hudson para se fixar em Newark (hoje cidade de forte presença portuguesa) onde criou várias companhias. Pertencia já ao ranking restrito de grandes inventores quando criou o telégrafo quadruplex que enviava duas mensagens simultâneas em cada direcção.
Em 1875 a observação dos instrumentos telegráficos trouxe-o para uma controvérsia pública científica em volta do que mais tarde seria entendido como ondas radiofónicas. Pressionado pela Western Union para desenvolver um telefone que pudesse competir com o de Graham Bell, inventou um transmissor no qual um botão de carbono comprimido mudava a resistência enquanto era vibrado pelo som da voz do utilizador, um princípio novo usado nos telefones do século seguinte. Enquanto trabalhava neste telefone descobriu um método de gravar sons.
Finalmente, a partir do fim de 1878 passou 30 meses a desenvolver um sistema completo de luz eléctrica incandescente.
[via CiênciaHoje, adapt.]
Saber+

Sem comentários:

Enviar um comentário