quarta-feira, abril 18

Bento de Jesus Caraça

Cientista e divulgador científico português, Bento de Jesus Caraça nasceu a 18 de abril de 1901, em Vila Viçosa, e faleceu a 25 de junho de 1948, em Lisboa.
Notabilizou-se como matemático e professor. Lecionou, no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, as cadeiras de Matemáticas Superiores, Álgebra, Princípios de Análise Infinitesimal, Geometria Analítica e Cálculo das Probabilidades e Suas Aplicações. Nessa sua área de atividade privilegiada que foi a Matemática, publicou, entre outros estudos, as obras Interpolação e Integração Numérica (1930-1932), Lições de Álgebra e Análise (1935-1940), Cálculo Vetorial (1937), Conceitos Fundamentais de Matemática (1942) e As Funções Beta e Gama (1942).
Homem de vasta cultura, Bento de Jesus Caraça preocupava-se com o facto de esta se encontrar confinada às classes altas da sociedade. Procurou, em conformidade, fazer chegar os mais diversos tipos de informação a grande quantidade de concidadãos, o que fez através de palestras, algumas das quais depois dadas à estampa, e da sua atividade editorial à frente da coleção "Biblioteca Cosmos".
A participação na luta antifascista comprometeu a sua atividade profissional. Em 1946 foi afastado do cargo de professor. Em 1979, porém, o regime democrático reconheceria o seu mérito invulgar de cidadão e homem de cultura, condecorando-o a título póstumo com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago de Espada.

Fonte: INFOPÉDIA

Sem comentários:

Enviar um comentário