domingo, janeiro 30

Jorge Moyano no Constantino Nery















JORGE MOYANO, nascido em 1951, iniciou os seus estudos musicais na Fundação Musical dos Amigos das Crianças. Em 1968, concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, na classe da Profª Maria Cristina Lino Pimentel, tendo posteriormente frequentado vários cursos de aperfeiçoamento sob a orientação de mestres como Helena Moreira de Sá e Costa, Karl Engel, Claude Helfer, entre outros.
Terminou o curso de Engenharia Civil em 1974 e, somente em 1975, ano em que entrou para o Conservatório como professor de Piano, passou a dedicar-se exclusivamente à música. Detentor de diversos prémios nacionais, exerce actualmente funções docentes na Escola Superior de Música de Lisboa.
Como concertista, referem-se as suas participações nas temporadas de concertos da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Cultural de Belém, nos ciclos de concertos comentados pelo Maestro José Atalaya “Música em diálogo” e ainda nos festivais de Sintra, Algarve, Macau, Galiza, La Roque Anthéron, entre muitos outros.
Participou regularmente na Folle Journée em Nantes, em Tóquio e na Festa da Música em Lisboa. Já actuou em diversos países como Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Jugoslávia, Canadá e Tunísia, com as orquestras da Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Nacional do Porto, Metropolitana de Lisboa, Sinfónica de Tóquio, Orquestra de Câmara da Comunidade Europeia, Ensemble Musica Viva e Virtuosi di Kuhmo.
Faz parte regularmente de júris de concursos nacionais, tendo igualmente integrado os júris dos concursos internacionais Vianna da Mota, Cidade do Porto e Jovens Músicos da Comunidade Europeia.
Editou um CD com obras de Schumann.

Cine-Teatro Constantino Nery
3 de fevereiro | 21h30
Programa
1ª Parte
Liszt - Vallés d'Obermann
Schumann - Fantasia op.17
I - Sempre fantasticamente ed appassionatamente
II - Moderato. Sempre energico
III - Lento sostenuto e sempre piano
2ª Parte
Chopin
Nocturnos op. 48 n.º2 e op. 27 n.º 1 e Barcarola op.60
Nocturnos op. 27 n.º2 e op. 9 n.º 1 e Scherzo op.31

Sem comentários:

Enviar um comentário