quarta-feira, março 28

Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2012

De entre as 263 obras remetidas a concurso por 48 editoras e uma edição de autor, A bicicleta que tinha bigodes, da autoria do escritor angolano Ondjaki, editada pela Caminho, em 2011, foi a obra vencedora do Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância 2012.
Cumprindo o duplo objetivo de contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade destinada à infância e para a valorização da dimensão estética do livro, este prémio bienal, editado pela Fundação Bissaya Barreto desde 2008, premiou, em edições anteriores, O livro da Avó de Luís Silva e o O cavalinho de pau do Menino Jesus de António Manuel Pina.
Membro da União dos Escritores Angolanos, Ondjaki nasceu em Luanda em 1977 e co-realizou um documentário sobre a sua cidade natal Oxalá Cresçam Pitangas – Histórias de Luanda.
Ondjaki está traduzido em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio e sueco e já recebeu:
  • o Prémio Literário Sagrada Esperança 2004 (Angola) e o Prémio Literário António Paulouro 2004, com E se amanhã o medo (contos);
  • o Grande Prémio do Conto “Camilo Castelo Branco” Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão/APE 2007, com Os da minha rua;
  • o Grinzane for Africa Prize – Young Writer 2008 (pelo conjunto da obra);
  • o Prémio FNLIJ Brasil 2010, com Avó Dezanove e o Segredo Soviético (romance).

Sem comentários:

Enviar um comentário