domingo, dezembro 11

103º Aniversário de Manoel de Oliveira

Cineasta português, Manoel de Oliveira nasceu no Porto a 11 de dezembro de 1908, embora a data oficial do seu nascimento seja 12 de dezembro, dia em que foi registado.
Estreou-se no cinema como figurante no filme Fátima Milagrosa (1929), como realizador no documentário Douro, Faina Fluvial (1931) e como ator participou no filme A Canção de Lisboa (1933).
Manoel de Oliveira realizou, em 1942, a sua primeira longa-metragem Aniki-Bobó, garantindo desde logo um lugar cimeiro no cinema português.
Mantendo-se como o realizador mais idoso ainda em atividade, Manoel de Oliveira celebra 103 anos com um novo filme pronto a estrear: O Gebo e a Sombra.                                                                                                                                                                                         Obra cinematográfica (incompleta)
Douro, Faina Fluvial, Ato da primavera, O Pintor e a Cidade, Benilde ou a Virgem Mãe, O Meu Caso, Vale Abraão, O Passado e o Presente, Amor de Perdição, Os Canibais, O Dia do Desespero, Le Soulier de Satin, Viagem ao Princípio do Mundo, Inquietude, A Carta, Francisca, Palavra e Utopia, Je Rentre à la Maison (Vou Para Casa, O Princípio da Incerteza, Um Filme Falado, O Quinto Império - Ontem Como Hoje, Espelho Mágico, Belle Toujours, Cristóvão Colombo? O Enigma...

Sem comentários:

Enviar um comentário