segunda-feira, novembro 22

Moita Flores e a literatura infanto-juvenil

Denomina-se As Aventuras do Mar e Outras Histórias para Aprender, a obra com a qual Francisco Moita Flores se estreia na literatura infanto-juvenil portuguesa.
Através de fascinantes histórias, o livro pretende auxiliar os jovens e os menos jovens a descobrir e a aprender conceitos como o ciclo da água (evaporação, solidificação, condensação), a microbiologia (micróbios, vírus e bactérias), a astronomia (estrelas, planetas e cometas) e a alimentação dos animais (carníveros, herbívoros e omníveros).
Divertindo-nos a ler e a descobrir a sabedoria que cada história tem para nos dar, somos convidados a conhecer a Maresia do Mar e a sua aventura marítima até chegar a Lisboa, um Rouxinol astronauta que partiu no cometa Raio de Luz, o vírus Influenza, conhecido pelos amigos por Gripe, que se vai meter em graves problemas e, finalmente, a história verídica do jantar da Assembleia Mundial dos Animais Unidos, presidida pelo gorila Cacho de Bananas...
A enorme e prestigiada obra de Moita Flores, criminalista e actualmente Presidente da Câmara Municipal de Santarém, distribui-se pelo romance, pela televisão, pelo cinema e pelo teatro. Ballet Rose, a Fúria das Vinhas, Polícias sem História, Mataram o Sidónio, as adaptações de autores como Júlio Dinis, Eça de Queirós ou Aquilino Ribeiro, tornaram-no numa referência da dramaturgia portuguesa. Traduzido em várias línguas e premiado quer em Portugal quer no estrangeiro, foi distinguido em 2009 com a condecoração de Grande Oficial da Ordem do Infante.

Sem comentários:

Enviar um comentário