quarta-feira, agosto 1
segunda-feira, julho 30
sexta-feira, julho 27
Citius, Altius, Fortius
Os Jogos Olímpicos de 2012, 30ª Olimpíada da Era Moderna, iniciam-se hoje, 27de julho, às 21 horas, e prolongam-se até 12 de agosto, em Londres, com a participação, em 26 modalidades, de cerca de dez mil atletas de 24 nações.
Londres é a primeira cidade a sediar oficialmente, por três vezes, os jogos da Era Moderna (as anteriores foram em 1908 e 1948) e o Rio de Janeiro, Brasil, será a primeira cidade de um país lusófono a acolher em 2016 a 31ª Olimpíada.
quinta-feira, julho 26
terça-feira, julho 24
Visite a Exposição 1+1
Dedicada a dois dos mais importantes designers gráficos portugueses dos últimos 50 anos, a exposição 1+1 DESIGN GRÁFICO João Machado + José Brandão conduz-nos numa viagem através da evolução técnica, formal e conceptual do design de comunicação desde os anos 70 à actualidade, através da força visual dos cartazes, selos, livros, logos e outros trabalhos gráficos de João Machado (Coimbra, 1942) eJosé Brandão (Nova York, 1944).
Espaço Quadra / Mercado Municipal de Matosinhos
Até 13 de Outubro.
Poesia para ... ouVER
No próximo sábado vai ser uma sessão de poesia muito particular: os poemas têm um suporte audiovisual.
António Gedeão, José Gomes Ferreira, Ruy Belo e Natália Correia são alguns dos poetas invocados...
Apareçam!
segunda-feira, julho 23
sexta-feira, julho 20
quinta-feira, julho 19
O livro que não pode esperar
El Libro Que No Puede Esperar foi lançado por uma editora argentina e é impróprio para pessoas que demoram uma eternidade para ler um livro. Esta “invenção”, desenvolvida por um grupo de autores argentinos, tem um “tempo de vida” de aproximadamente 4 meses.
Na impressão utilizaram uma tinta que evapora ao fim de algum tempo, quando é exposta ao ar ou à luz. Segundo os autores, as letras começam a desaparecer passados dois meses depois de retirado da embalagem (vem lacrado a vácuo) e, passados 4 meses, apenas existem páginas em branco.
Se não queres perder o conteúdo, deves ler obrigatoriamente o livro durante esse tempo. Esta ideia foi um sucesso de vendas e tornou a editora «Eterna Cadencia» famosa. Será que vai virar moda?
PS: Se és daqueles que demora meses a ler um livro, esquece... este livro não é para ti!
quarta-feira, julho 18
Padre António Vieira
Nelson Mandela faz hoje 94 anos
Político sul-africano,
Nelson Mandela nasceu a 18 de julho de 1918, em Umtata, África do Sul. Formou-se em Direito e desde cedo deu início à sua atividade política. Com a implantação do regime de apartheid no país, no final da década de 40, assumiu frontalmente a sua oposição à segregação e aos preconceitos raciais. Em 1960, o Congresso Nacional Africano (ANC) foi banido, depois do Massacre de Sharpeville, no qual 67 negros que participavam numa manifestação foram mortos pela polícia. A direção do ANC formou o grupo de guerrilha Umkhonto we Sizwe (Lança da Nação) e em 1962 Mandela foi preso e condenado a cinco anos de prisão. Acusado de sabotagem, viu a sua sentença ser ampliada para prisão perpétua. Sob constrangimento internacional, o regime sul-africano procurou negociar uma redução da pena de Mandela. Foi libertado apenas em 1990 pelo presidente Frederik de Klerk.
Mandela tornou-se então líder do Congresso Nacional Africano (ANC), do qual já de há muito se tornara a principal referência. A sua experiência de luta contra o apartheid, a sua postura de moderado no período de transição para uma ordem democrática não segregatícia, o claro objetivo de operar a reconciliação nacional que norteou as suas relações com o presidente de Klerk, valeram-lhe um inesgotável prestígio no país e no estrangeiro. Mandela é provavelmente o político com maior autoridade moral no continente africano, o que lhe tem permitido desempenhar o papel de apaziguador de tensões e conflitos.
Em 1993 recebeu, com de Klerk, o Prémio Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de estabelecer a democracia, acabando com o regime de segregação racial. Em maio de 1994 tornou-se ele próprio presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país. Cercou-se, para governar, de personalidades do ANC, mas também de representantes de outras linhas políticas.
Mandela abandonou o cargo de Presidente da África do Sul em 1999, tendo sido substituído por Thabo Mbeki e editou a sua biografia intitulada Long Walk to Freedom (1994, Longo Caminho para a Liberdade).
Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) promulgou o dia 18 julho, data do nascimento de Nelson Mandela, como sendo o MANDELA DAY.
Fonte: INFOPÉDIA
ver tudo 
segunda-feira, julho 16
domingo, julho 15
sábado, julho 14
14 de Julho de 1789: Tomada da Bastlha
No dia 14 de julho de 1789, o povo de Paris saiu às ruas para protestar contra o regime monárquico opressor e invadiu a Bastilha, fortaleza que simbolizava o Absolutismo real, dando início à Revolução Francesa.
sexta-feira, julho 13
Palestra " O Cerco do Porto"
No âmbito do ciclo “Viagens à volta do Porto” com César Santos Silva, fique a saber mais sobre o Cerco do Porto (1832-1833), no próximo sábado, 14 de julho, às 15H00.
quinta-feira, julho 12
quarta-feira, julho 11
segunda-feira, julho 9
Não esqueça!
"Uma casa sem livros é como um corpo sem alma"
Cícero (106 a.C.- 43 a.C.)
Escritor, orador e político romano
domingo, julho 8
TMP em Guimarães
FEEDBACK é uma
proposta de teatro de rua, relativamente portátil, para um palco de pequenas
dimensões e espetáculo de curta duração. Três marionetas e três atores
apoderam-se do pequeno palco e não vão deixar indiferente o público que irá ser
rapidamente envolvido nesta performance/concerto de grande energia. Textos,
músicas, movimento criam uma dinâmica de intervenção.
O Kiosque das
Marionetas foi lugar de inspiração para a criação de uma
performance.
Partindo da ideia de um lugar de venda, os habitantes deste Kiosque "vendem" oferecendo imagens, palavras e sons, num formato entre o concerto e o manifesto.
Partindo da ideia de um lugar de venda, os habitantes deste Kiosque "vendem" oferecendo imagens, palavras e sons, num formato entre o concerto e o manifesto.
Marionetas e
atores posicionam-se para emitir um grito, uma voz que aponta opiniões, numa
direção de intervenção para de alguma forma mudar o sentido, ou pelo menos
provocar os sentidos.
Ficha
artística
Criação coletiva
Edgard Fernandes, Rui Queiroz de Matos, Rui Pedro Rodrigues e Sara
Henriques Sonoplastia HUSMA Nuno Cortez e Pedro Cardoso
Figurinos Cláudia Ribeiro Marionetas
Rui Pedro Rodrigues Direção artística Isabel Barros
Produção Sofia Carvalho Assistente produção
Shirley Resende
Subscrever:
Mensagens (Atom)