quinta-feira, julho 28

Hoje, 28 de julho, comemora-se o Dia Nacional da Conservação da Natureza

O Dia Nacional da Conservação da Natureza propõe a reflexão sobre a relevância dos valores naturais na sociedade e a importância da sua protecção.              
A Natureza presta-nos inúmeros serviços diariamente, alguns dos quais tão subtis que acabamos por nos esquecer da sua importância. Os “serviços da Natureza” ou “serviços dos ecossistemas” vão desde o fornecimento de alimentos, medicamentos, água doce e oxigénio, serviços de regulação do clima, solos e ciclo de nutrientes. Proporcionam-nos espaços de lazer, recreativos, culturais, espirituais e as belas paisagens naturais que nos envolvem.
A data coincide com a criação, em 1948, da primeira organização não-governamental portuguesa, a Liga para a Protecção da Natureza, que marcou o envolvimento da sociedade civil na protecção do ambiente.
Desde então, o movimento ambientalista tem vindo a crescer, verificando-se hoje uma multiplicidade de ONGA (Organização não-governamental de ambiente) no nosso país que contribuem de forma significativa para a preservação do património natural nacional. 
Para assinalar este dia, o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) sugere uma visita às áreas protegidas portuguesas.
[via Naturlink]


Sem comentários:

Enviar um comentário