terça-feira, dezembro 7

Julietta no Cine-Teatro Constantino Nery

JULIETTA
sobre Romeu e Julieta, de William Shakespeare
Texto e encenação: Claudio Hochman
Interpretação: Sílvia Balancho
Cine-Teatro Constantino Nery
11 de Dezembro
21h30, M/12, 5 €



Julietta [a personagem] está pendurada num trapézio. Menina que é, brinca, inocente, desfrutando do espaço em movimento, do risco. Não sabe o que a espera.
Sílvia [a actriz] está pendurada num trapézio. Mulher que é, consciente, arrisca, desfrutando do jogo, do vertigo, do silêncio. Sabe exactamente o que a espera.
A vivência das duas personagens deixa de ser independente e a actriz vê na sua vida o reflexo do pathos de Julietta. Numa reflexão desesperada, em que a vida da personagem toma as rédeas da sua, desmultiplica-se nas personagens de Romeu e Julieta, mostrando os paradoxos da sua situação na voz das diferentes personas.
Habituados que estamos à convenção na representação shakespeariana, em Julietta somos confrontados com uma plasticidade nova: as técnicas circenses e os jogos de luz tornam-se veículo perfeito do enredo isabelino, que se desenrola naturalmente na sua intemporalidade, encontrando na novidade da forma não um obstáculo, mas uma via-rápida do entendimento.
Julietta é um monólogo de múltiplas personagens que vão tomando o palco à vez, em que acabamos por nos perguntar: "Será Julietta a personagem principal?"
[via Cine-Teatro Constantino Nery]

Sem comentários:

Enviar um comentário