sábado, abril 23

Uff! Consegui... Julgavam que era chocolate!? Sou eu!

"Knockout"

23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor - MENSAGENS

23 de abril, Mensagem aos leitores

Para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a BAD* está a divulgar uma Mensagem aos Leitores, da autoria do escritor Francisco José Viegas.


Leitores

O que hoje comemoramos é muito mais do que o Dia do Livro, a sua euforia, a sua utilidade, o seu dia. Hoje, a propósito do Livro – e dos autores – assinalamos o modo como a humanidade resistiu à barbárie, como ela descobriu e fixou a poesia, o tempo, as epopeias, as paisagens, as aldeias recolhidas nas planícies, os pinhais abrigados num declive, a voz humana, o empréstimo do horror e da crueldade, a hora de dizer ‘não’ e a hora de dizer ‘sim’, as portas abertas numa casa vazia.

Assinalamos também, neste dia, o facto de as palavras terem um destino que se prolonga até onde formos capazes de levar algumas ideias tão simples, como a ideia de livro, a ideia de leitura, a de biblioteca, de partilha, de invenção, de página em branco, a de perdição por um romance ou por uma história repetida, repetida, repetida ao longo dos tempos.

Comemoramos este dia – de entre todos os outros – porque sabemos que a vida pode ser mudada por um livro, por um autor; que a nossa vida está perdida e, ao mesmo tempo, reunida nessas páginas de livros que passaram pelas nossas mãos ou aguardam o encontro entre a curiosidade e a pacificação, entre o gosto pela leitura e o gosto pela vida, entre as coisas que fomos e o que ainda havemos de ler.

Que existam, pois, bibliotecas, livros, autores, capítulos e fragmentos, sonetos, odes, histórias, episódios, esquecimentos, caminhos perdidos no meio das florestas ou desfeitos pela luz do mar, contos, novelas e números, fórmulas, apêndices e rostos amados. Que tudo exista. Porque todos nós somos leitores.

Este é o nosso dia, o princípio de todos os dias.
Francisco José Viegas

23 de abril, Diada de Sant Jordi

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril, dia de S. Jorge.
Esta data foi escolhida para honrar uma velha tradição catalã, Diada de Sant Jordi, segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE e recebem, em troca, UM LIVRO.

Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores como Cervantes e Shakespeare, falecidos em 1616, exactamente a 23 de abril.

sexta-feira, abril 22

Como se diz "LER" em...?

[via Lerdo Ler]

Participa!

Informações e regulamento

Na RTP2, o Futuro dos Livros

[via Bibliotecar]

Porto: Comemorações 25 de abril

PROGRAMA
Dia 24, 22h00 - Avenida dos Aliados, concerto com:
Chamaste-m`ò?
Francisco Fanhais
Coral da Faculdade de Letras
Fogo de Artifício

Dia 25
14h00 - Largo Soares dos Reis
Homenagem aos Resistentes Anti-Fascistas
Desfile da Liberdade
16h00 - Avenida dos Aliados
Concerto com:
Ana Ribeiro/Helena Sarmento
Burro de Barro
Na Virada (Galiza)

Participa e "traz outro Amigo também".

A luta continua...

22 de abril, Dia da Terra


Criado a 22 de abril de 1970, pelo senador americano Gaylord Nelson, o Dia da Terra tem por objectivo a consciencialização dos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e de outras preocupações ambientais para proteger a Terra, enquanto suporte de vida.

22 de abril, Sexta-Feira Santa

sexta-feira, abril 15

16 de abril: Dia Mundial da Voz


Visitar a Fábrica da Voz
Consultar o sítio do Dia Mundial da Voz 2011

Atualiza a tua biblioteca pessoal

A 23 de abril

Celebra-se, desde 1996 e por decisão da UNESCO, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. Com ele, pretende-se chamar a atenção para a importância do livro e da leitura como forma de melhorar os índices de literacia das diferentes camadas da população.
O cartaz deste ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho, editado em vários países e premiado nacional e internacionalmente.
[via DGLB]

António Torrado

António Torrado, escritor de literatura infantil e juvenil, é o candidato português escolhido pela DGLB para o VII Prémio Iberoamericano SM de Literatura Infantil e Juvenil 2011.
António Torrado é o autor escolhido pela DGLB para representar Portugal na edição de 2011 deste Prémio, cujo objectivo é promover o trabalho de escritores vivos com obra de reconhecida relevância literária dedicada e jovens e crianças, escrita em português ou espanhol.
Na obra de António Torrado , que ultrapassa os 120 títulos, sobressai a produção literária para crianças, amplamente galardoada em Portugal e no estrangeiro.
O sítio História do Dia, onde o escritor lê uma história de sua autoria em cada dia do ano, está disponível on-line desde há vários anos.
Os finalistas serão anunciados em Outubro, e a entrega do prémio, no valor de 30 mil doláres, decorrerá na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México.
[via Portal da DGLB]

A não perder!


Apostando na tradição oral da figura do contador de histórias e conjugado com um trabalho físico intenso, O Bom Ladrão é um espetáculo em que a violência e o humor negro andam de braço dado, mas também uma viagem pessoal de redenção.
“O Bom Ladrão” é a história contada na primeira pessoa de um pequeno marginal que se vê envolvido num trajeto de fuga desesperada após um serviço - a mando de um mafioso local - que corre dramaticamente mal...
Entrada: 7.50€

"ABRIL"

“Abril” – Cristina Branco canta José Afonso
Cine-teatro Constantino Nery
24 de Abril, 22h00
Entrada: 12.50€
“Abril” é dedicado a uma das maiores figuras da música Portuguesa: José Afonso. Neste concerto especial, Cristina Branco não se limita a ser a voz, mas procura igualmente dar corpo às músicas que interpreta. Fá-lo com zelo, grande entrega e um talento exemplar. Além disso, não se limitou a escolher algumas canções de Zeca, mas escolheu estas, o que torna o desafio ainda mais difícil: é que, se cantar José Afonso nunca é fácil, interpretar este conjunto de temas constitui um risco que só um(a) grande intérprete consegue vencer.
Cristina Branco escolheu para companheiros desta viagem Ricardo Dias (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo), Mário Delgado (guitarras) e Alexandre Frazão (bateria), um conjunto de músicos de excepção, que são também responsáveis pelos arranjos das dezasseis canções que integram este trabalho.
(Adaptado do texto de Viriato Teles)

15 de abril, no Constantino Nery

Pontualidade...

terça-feira, abril 12

A não perder....

Foi a 12 de abril de 1961

Para assinalar o 50º Aniversário do Primeiro Homem no Espaço, a Google criou este "doodle".




Yuri Gagarine, piloto militar e cosmonauta soviético, o primeiro homem lançado no espaço há 50 anos, efectou uma órbita de 40 mil quilómetros em torno da Terra, no dia 12 de Abril de 1961, durante um voo de 108 minutos a bordo da nave espacial Vostok 1.
Yuri Gagarine nasceu a 9 de Março de 1934 e morreu 34 anos depois, durante um voo de rotina, num acidente aéreo a bordo de um MiG-15, a 27 Março de 1968.
Quando entrou para a história da era espacial, Yuri Gagarin tinha 27 anos e visto que a nave Vostok I apenas tinha lugar para uma pessoa a pequena estatura de Yuri (1,57m) foi determinante para a sua selecção entre on numerosos candidatos a cosmonautas.
Como ainda não se conheciam bem os efeitos da falta de gravidade sobre o ser humano, o voo de Gagarine foi totalmente controlado a partir da Terra. Antes de subir a bordo fez um discurso salientando o «belo momento» de partir para o espaço.

sexta-feira, abril 8

Não perca!

Azul Longe nas Colinas
“Quando sonhamos com a infância transportamos o que agora somos. Não é o mundo adulto escrito em letra pequena; a infância é o mundo adulto escrito em letra grande”. Willie, Peter, John, Raymond, Donald, Angela e Audrey, miúdos de 7 anos, brincam no bosque e, libertos da presença inibidora dos adultos, entregam-se a jogos de fantasia e selvajaria. Mas à medida que o jogo avança, a sua inocência ameaça perder-se para sempre… [Retirado do programa] 
Teatro Carlos Alberto
8-17 Abril
Azul longe nas colinas - programa

terça-feira, abril 5

CATA LIVROS: já está online

Onde as portas e as janelas dão para o livro


CATA LIVROS é o novo projecto desenvolvido pela equipa GULBENKIAN/CASA DA LEITURA que utiliza a internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos.
O CATA LIVROS permite aceder aos livros que alimentam a curiosidade de leitores da mais tenra idade até à adolescência e, também, a um conjunto de reflexões, projectos e práticas na área da promoção da leitura.
Explora o CATA LIVROS

Era uma vez... as "velhas" tecnologias...

A evolução do livro


[via Carlos Pinheiro]