sexta-feira, outubro 29

Livro da Semana


"Não faça isso. Me deixe assaltar o senhor.
Assim me dá mais gosto."


Do escritor moçambicano Mia Couto, O ASSALTO é a história de um velho mestiço que assalta um homem, à mão armada, com o fim único e exclusivo de ...

segunda-feira, outubro 25

Apanhados a ler...


Concurso Nacional de Leitura (1ª fase)

Como nos anos anteriores, a Escola Secundária João Gonçalves Zarco participa no Concurso Nacional de Leitura 2010/2011, promovido pelo Plano Nacional de Leitura em articulação com a RTP e com a Rede das Bibliotecas Escolares.
Tendo como objectivo estimular a prática da leitura entre os estudantes, este concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Para efeito da sua participação nesta 1ª fase do CNL, os concorrentes devem inscrever-se na BiblioZarco até ao dia 21 de Novembro de 2010, impreterivelmente.

As obras seleccionadas são:

Ensino Básico (7º,8ºe 9ºanos)
A Odisseia de Homero, adapt. de João de Barros
O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway
O Conto da Ilha desconhecida, de José Saramago



Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos)
Tia Suzana, meu amor, de Alçada Baptista
Nome de Guerra, de Almada Negreiros
A Eternidade e o Desejo, de Inês Pedrosa


DIVULGA e PARTICIPA!


sexta-feira, outubro 22

Livro da Semana

"Uma história para todos aqueles que sentem paixão pelos livros e que não perderam a capacidade de amar."


Sinopse
Nascido na cave da Pembroke Books, uma livraria da Boston dos anos 60, Firmin aprendeu a ler devorando as páginas de um livro. Mas uma ratazana culta é uma ratazana solitária.
Marginalizado pela família, procura a amizade do seu herói, o livreiro, e de um escritor fracassado. À medida que Firmin desenvolve uma fome insaciável pelos livros, a sua emoção e os seus medos tornam-se humanos. É uma alma delicada presa num corpo de ratazana e essa é a sua tragédia.
Num estilo ora sarcástico ora enternecedor, Firmin é uma história sobre a condição humana em que a paixão pela literatura, a solidão e a amizade, a imaginação e a realidade, fazem parte de um mundo que acarinhava os seus cinemas de reprise, os seus personagens únicos e a glória amarelada das suas livrarias. Firmin é divertido e trágico. Como todos nós.

quarta-feira, outubro 20

Exposição no CMIA


De segunda a sexta-feira, das 14 às 17h.
CMIA de Matosinhos
Av. General Norton de Matos (Praia do Titã)

É bom e recomenda-se




O Anibaleitor conta a história de um jovem que, fugido à "guarda do reino", embarca numa viagem em busca de um mítico e fabuloso animal, o Anibaleitor. Livro de aventuras, é acima de tudo livro da aventura da leitura. [retirado de uma das badanas do livro]

sábado, outubro 16

16 de Outubro: Dia Mundial da Alimentação


PROVA de CONTOS

Formação PORDATA/RBE

Contando com a presença de 20 formandos (alunos e PB) das escolas secundárias Abel Salazar, Augusto Gomes, Rodrigues de Freitas, S. Pedro da Cova e João Gonçalves Zarco, realizou-se, na passada terça-feira, 12 de Outubro, uma sessão de formação sobre a base de dados PORDATA, orientada pelo dr. Bernardo Gaivão, na ESJGZ.

sexta-feira, outubro 15

Novidades

de valter hugo mãe

Sinopse: Numa casa empoleirada no cimo de um monte careca, vive um menino que passa os dias a olhar os montes vizinhos, medindo ao longe os humores da paisagem. Quando chega a idade da escola, fechado numa pequena sala e perdido entre os lápis e os cadernos, o menino...

Novidades

As Mais Belas Coisas do Mundo
de valter hugo mãe
Sinopse: Esta é a história de um menino que, desafiado pelo avô, procura conhecer os mistérios da vida. Avô e neto vivem num jogo sem fim de perguntas e respostas, enigmas e soluções, procurando, adivinhando e aprendendo sempre. Certo dia, o menino fica sem resposta quando o avô lhe pergunta: Quais são para ti as coisas mais belas do mundo? São as coisas de verdade, como tanto quanto se vê e toca? Ou as coisas invisíveis, aquelas que pensamos, sentimos e sonhamos?

Livro da Semana

Sinopse: Num tempo perdido na memória, quando o céu era ainda um lugar quieto e desabitado, o vento sentia-se muito sozinho enquanto corria pelos ares. Precisava mesmo de amigos que lhe fizessem companhia. Então teve uma ideia: e se...

Pela tua saúde... Aparece!

sexta-feira, outubro 8

Nobel da Literatura 2010: VARGAS LLOSA


MARIO VARGAS LLOSA nasceu a 28 de Março de 1936, em Arequipa, no Peru. Professor universitário, académico e político, é uma personalidade intelectual de grande vulto e um dos mais importantes escritores da América Latina e do mundo.
Da sua vasta obra, destacamos A Cidade e os Cães (Prémio Biblioteca Breve, 1962; Prémio da Crítica Espanhola, 1963), A Casa Verde (1967; Prémio Nacional do Romance do Peru, Prémio da Crítica Espanhola, Prémio Rómulo Gallegos), Conversa na Categral (1969), Pantaleão e as Visitadoras (1973), A Tia Júlia e o Escrevedor (1977), A Guerra do Fim do Mundo (1981; Prémio Ritz-Hemingway-1985), História de Mayta (1984), Quem Matou Palomino Molero? (1986), O Falador (1987), Elogio da Madrasta (1988), Lituma nos Andes (Prémio Planeta, 1933), Como Peixe na Água (1993), Os Cadernos de Dom Rigoberto (1997), Cartas a Um Jovem Romancista (1997), A Festa do Chibo (2000), O Paraíso na Outra Esquina (2003) e Travessuras da Menina Má (2006).
El Sueño del Celta (O Sonho do Celta, a publicar em Portugal ainda este ano) é o seu mais recente romance.
Foi galardoado com muitos dos mais destacados prémios literários internacionais, entre eles o Prémio PEN/Nabokov, o Prémio Cervantes, o Prémio Príncipe das Astúrias e o Prémio Grinzane Cavour.

quarta-feira, outubro 6

Letras e Cores, Ideias e Autores da República

Foi inaugurada hoje, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a exposição «Letras e Cores, Ideias e Autores da República», no âmbito das Comemorações do Centenário da República.
A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, dez ilustradores (João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau) tratam plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.
Desta forma, a Literatura e a arte, o passado e o presente, cruzam-se de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período.[Via BMFE]

terça-feira, outubro 5

PARABÉNS, Pedro Justo.

Pedro Justo Pereira, aluno da ES João Gonçalves Zarco, arrecadou uma medalha de bronze na 15ª edição das Olimpíadas Ibero-Americanas de Física, que decorreram, entre 26 de Setembro e 3 de Outubro, na cidade do Panamá.

Equipa portuguesa, da esquerda para a direita: Fernando Nogueira, Joaquim Salgueiro, João Moreira, Francisco Huhn, Pedro Justo Pereira e José António Paixão.

5 de Outubro - Dia Mundial do Professor

sexta-feira, outubro 1

Dia Nacional da Água


No fundo do mar

No fundo do mar há brancos pavores,
Onde as plantas são animais
E os animais são flores.

Mundo silencioso que não atinge
A agitação das ondas.
Abrem-se rindo conchas redondas.
Baloiça o cavalo-marinho.
Um polvo avança
No desalinho
Dos seus mil braços.
Uma flor dança,
Sem ruído vibram os espaços.
Sobre a areia o tempo poisa
Leve como um lenço.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Outubro

E porque hoje é o Dia Mundial da Música...


Instituído em 1975 pelo International Music Council para promover os valores da paz e da amizade através da música.